sábado, 29 de outubro de 2005

Mas quem é o S. Martinho?

O dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo, falecido dois ou três dias antes, no ano de 397, foi a enterrar em Tours, França.
S. Martinho foi, durante toda a Idade Média e até uma época recente, o Santo mais popular de França.
Suplicio Severo quando conheceu S. Martinho já este era bispo. Sulpício era uma pessoa humilde sem privilégios nem riquezas mas S. Martinho não só o recebeu como lhe lavou as mãos antes de comer e mais tarde os pés.

«O S. Martinho é hoje conhecido, sobretudo pela festa do vinho, a data em que se inaugura o vinho novo, se atestam as pipas, celebrada em muitas partes com procissões de bêbados que entram nas adegas, bebem e brincam livremente e são a glorificação das figuras destacadas da bebedice local constituída em burlescas irmandades. As pessoas dão aos festeiros. vinho e castanhas.(in As Festas. Passeio pelo calendário, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987)

Provérbios - S. Martinho

- Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.
- No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
- No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
- Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Veräo de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.

Não quebrem a tradição!!!!!!

Lance Armstrong



Se existem herois, este é um deles.
Lance Armstrong, de 33 anos, pela sétima vez consecutiva, venceu a Volta à França em bicicleta.
Em 1996 foi-lhe diagnosticado um tumor maligno (cancro nos testículos, com metástases no cérebro e nos pulmões) que o obrigou a submeter-se a cirurgias e tratamentos agressivos durante 2 anos interrompendo o decurso da sua carreira de desportista de competição.
Com menos de 30 anos lutou com determinação e esperança, para sobreviver à doença e recuperar a saúde e a forma física necessária para correr em competição. Perdera massa muscular e engordara 20 kg, o que obrigou a impor a si próprio um regime drástico, que lhe permitiu, a médio prazo, recuperar forças e conseguir treinar sete a nove horas por dia.
O seu lema passou a ser live strong.
Hoje com 33 anos dedica parte da sua vida a servir a causa da luta contra o cancro, através da fundação Live Strong.

sexta-feira, 28 de outubro de 2005

o começo...


Era uma vez.....
uma menina que decidiu criar um blog porque estava na moda!!! Criado já está! Só que agora é preciso escrever. Ajudem-me.